Trabalho conjunto é reforçado durante VIII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária

27/09/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:44am

Por Carolina Menkes

O VIII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária chegou ao fim após três dias de palestras, debates e discussões com o objetivo de alinhar as ações das comissões de saúde pública veterinária de todo o Brasil. Ao final do evento, um novo Plano de Ação foi construído conjuntamente pensando em ideias e ações estratégicas que trabalhem os temas de Saúde Única e Bem-estar Único. O evento foi realizado de 19 a 21 de setembro, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília (DF).

Para a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, Sthenia Amora, o VIII Fórum representou um fechamento das duas últimas edições realizadas durante a atual gestão. “Nosso objetivo, nesses três anos, foi trabalhar com as comissões regionais de forma mais padronizada, pensando nas realidades territoriais de cada estado. Vemos com muita alegria que o trabalho em conjunto vem trazendo frutos mais consistentes, pensando sempre na Saúde Única”, afirmou. 

""
                Sthenia Amora (CNSPV/CFMV). Foto: Ascom/CFMV

Em relação à Saúde Única, Amora acredita que o termo foi amadurecido entre as comissões. “O evento reforçou que o Bem-Estar Único faz parte da Saúde Única e que não podemos trabalhar de forma segregada. Nosso trabalho deve ser em prol do da sociedade e pensando no equilíbrio entre o bem-estar humano, o animal e o meio ambiente”, ressaltou.  

A presidente da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional do estado do Ceará, Naylê Duarte, participou do fórum pela primeira vez e mostrou a importância de ampliar o entendimento sobre a construção das ações. “Tínhamos muitas dúvidas e aqui conseguimos esmiuçar propostas exequíveis para todos, que farão parte do plano de ação considerando as realidades de cada estado e suas características específicas”, relatou.  

""
                Naylê Duarte (CRMV-CE). Foto: Ascom/CFMV.

Também pela primeira vez no evento, o presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do estado do Amazonas, Francisco Zardo, levou para casa novas informações. “A ideia foi colher o maior número de dados possível e levar as diretrizes da comissão nacional para o Amazonas, onde queremos de fato começar um trabalho efetivo relacionado à Saúde Pública Veterinária e à Saúde Única”.

""
                Francisco Zardo (CRMV-AM). Foto: Ascom/CFMV.

A integrante da Comissão de Saúde Pública do regional do estado do Piauí, Oriana Lima, que também representa o CFMV no Conselho Nacional de Saúde, acredita que o fórum possibilitou nivelar conhecimentos e propostas de trabalho nos estados. “Se não trabalhamos a nível de estado, não conseguimos mudar a realidade a nível federal”, disse.  

No CRMV do estado de Minas Gerais, onde ainda não há uma comissão de Saúde Pública Veterinária,  o representante José Renato Costa esteve pela terceira vez no fórum e enxerga grandes avanços com a divulgação do novo código de ética do médico veterinário, que incluiu os termos Saúde Única e Bem-estar Único. “É importante que todos, a partir da sua formação, tenham conhecimento do código e da aplicabilidade da Saúde Única em seus ambientes de trabalho”, pontuou.

Confira no Portal do CFMV e no Facebook a galeria de fotos do evento.

Saiba mais: VIII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária ressalta ligação entre Saúde Única e Bem-estar Único